sexta-feira, 15 de junho de 2012

TÉCNICAS DA BARIÁTRICA


Olá amigos,

resolvi escrever hoje sobre as várias técnicas da cirurgia bariátrica porque sei que muita gente tem dúvidas em relação as diferenças que envolvem as técnicas. É importante lê muito sobre o assunto para não ocorrer arrependimento após o procedimento cirúrgico. A reversão pode ser mais complicada que a própria cirurgia.





Banda Gástrica Ajustável

O que é a cirurgia de Banda Gástrica ajustável?
É uma cirurgia para o tratamento da obesidade, realizada por vídeo laparoscopia na qual se coloca uma banda de silicone em volta do estômago formando uma “ampulheta”, diminuindo a capacidade do estômago receber alimentos para cerca de 20ml por vez. Esta banda tem um balão conectado por meio de um tubo a um “portal no subcutâneo do abdome, que permite insuflar e desinsuflar a banda, modulando o quando o paciente pode comer.
Quem deve ser operado?
• Pacientes com um IMC > 40.
• Pacientes com IMC > 35 que apresentem co-morbidade cardiopulmonar grave ou diabetes severa.
• Pacientes que avaliados por médico experiente em matéria de tratamento da obesidade, tenham pequena probabilidade de sucesso com medidas não cirúrgicas.
Como Funciona?
Essa é uma operação de obesidade do tipo restritiva aonde alimento chega ao estômago e distende a pequena câmara gástrica formada com a operação e induz uma plenitude ou saciedade com pequenas quantidades. O alimento passa lentamente para o resto do estômago onde se processa a digestão. A restrição é dada pela pequena câmara gástrica que se distender além do seu limite o paciente sentirá mal-estar, podendo vomitar.
Nessa operação, apenas o excesso de volume de comida ingerida é barrada, líquidos passam livremente pela pequena câmara gástrica, portanto se o paciente persistir ou passar a ingerir líquidos hipercalóricos, a operação não vai conduzir a uma efetiva perda de peso.
Como é o pós-operatório?
A maioria dos nossos pacientes tem alta no mesmo dia ou no dia seguinte, durante 30 dias a dieta é liquida e após isso se vai aumentando de modo gradual a variedade e quantidade. A volta completa das atividades se da em torno de uma semana.
Quais são os resultados na perda de peso?
A Banda resulta numa perda média de cerca de 50-60% do excesso de peso. Por exemplo, um paciente com 140 kg, 1.70m e 48 de IMC, tem cerca de 65 kg de excesso de peso deve perder cerca de 40Kg, indo para 100Kg.
Quais são os riscos dessa operação?
A literatura internacional descreve até 10% de complicações e um taxa de mortalidade abaixo de 1%. 
A cirurgia é definitiva? Quanto tempo dura a banda?
A cirurgia é definitiva e a duração da banda não tem limite definido, porem em caso de desejo imperioso do paciente ou de alguma complicação, a mesma pode ser retirada através de cirurgia.

OBS: É IMPORTANTE LEMBRAR QUE O ANEL COMO A BANDA GÁSTRICA É POPULARMENTE CONHECIDA É PERIGOSO POIS PODE PERFURAR A PAREDE DO INTESTINO OU ESTÔMAGO POIS ESTA CAMADA É MUITO FINA. SE ISTO ACONTECER O PACIENTE PODE CHEGAR A ÓBITO.



Operação de Scopinaro ou Derivação Bileo-pancreática
O que é a operação de Scopinaro ou Derivação Bileo-pancreática?
É uma cirurgia para o tratamento da obesidade, realizada por vídeo laparoscopia ou por via convencional na qual se realiza uma gastrectomia (retirada do estômago) parcial ou um grampeamento com secção simples do estômago, reduzindo sua capacidade em cerca de 50%, em seguida, o intestino delgado é seccionado a 2,5 metros de onde ele termina no íleo e é feito um desvio (Bypass) do intestino a cerca de cerca de 80 cm do ceco, por fim, a gastroplastia é ligada ao intestino distal desviado (gastro-entero anastomose) com o íleo, para que a comida possa passar novamente.
Quem deve ser operado?
• Pacientes com um IMC > 40
• Pacientes com IMC > 35 que apresentem co-morbidade cardiopulmonar grave ou diabetes severa
• Pacientes que avaliados por médico experiente em matéria de tratamento da obesidade, tenham pequena probabilidade de sucesso com medidas não cirúrgicas.
Como Funciona?
Essa é um tipo de operação predominantemente de má-absorção alimentar.
O desvio das alças intestinais é grande nessa operação, fazendo com que o alimento se misture com os líquidos e enzimas digestivas à apenas 80 cm do sue final, ficando essa pequena área responsável pela maior parte da digestão e fazendo com que grande parte dos alimentos ingeridos não seja totalmente digerida.
O fato de não existir uma grande restrição gástrica permite que o paciente possa ingerir praticamente a mesma quantidade de alimentos do pré-operatório, mesmo em grande quantidade, visto que os mesmos não serão absorvidos, podendo, no entanto causar diarréia e fezes de odor fétido.
Como é o pós-operatório?
A maioria dos nossos pacientes tem alta em cerca de 30-36h após a operação, durante 20 dias a dieta é liquida e após isso se vai aumentando de modo gradual a variedade e quantidade. A volta completa das atividades se da em torno de duas semanas.
Quais são os resultados na perda de peso?
A operação de Scopinaro resulta numa perda média de cerca de 80-95% do excesso de peso. Por exemplo, um paciente com 140 kg, 1.70m e 48 de IMC, tem cerca de 65 Kg de excesso de peso deve perder cerca de 62Kg, indo para 78Kg.
Quais são os riscos dessa operação?
A literatura internacional descreve até 15% de complicações e um taxa de mortalidade entre de 1-3%. 
OBS: CONHEÇO ALGUMAS PESSOAS QUE REALIZARAM ESTA TÉCNICA E ARREPENDERAM-SE DEVIDO AOS GASES FÉTIDOS. O ODOR É QUASE INSUPORTÁVEL, ATRAPALHANDO A VIDA SOCIAL E A VIDA NO TRABALHO DO PACIENTE.
OS PACIENTES QUE SE SUBMETEM A ESTA TÉCNICA GERALMENTE FICAM COM UM DÉFICIT NUTRICIONAL MUITO GRANDE DEVIDO A NÃO ABSORÇÃO DAS VITAMINAS E MINERAIS.





Operação de Duodenal Switch

Técnica de Duodenal Switch, em que o alimento passa por um estômago reduzido cirurgicamente sendo mantida a válvula natural (piloro). Ocorre assim um fenômeno restritivo à passagem do alimento. Esse alimento percorre 2 metros de íleo onde recebe o suco bileo-pancreático. A mistura percorre 100 cm e desemboca no intestino grosso. Essa cirurgia tem um fator limitante a ingestão alimentar (piloro) logo o paciente come menos que o paciente que tem a cirurgia de Scopinaro. Essa cirurgia provoca menos disabsorção que a de Scopinaro, pois tem um canal comum maior, e o paciente tem menos alteração metabólica e menor produção de gases fétidos. Talvez o Duodenal Switch substitua a cirurgia de Scopinaro como à cirurgia disabsortivas do futuro.





Gastroplastia redutora com Bypass intestinal (Fobi-Capella)

O que é a cirurgia de Gastroplastia com Bypass?
É uma cirurgia para o tratamento da obesidade, realizada por vídeo laparoscopia ou por via convencional na qual se realiza um grampeamento com secção do estômago (formando a gastroplastia ou câmara gástrica), reduzindo sua capacidade em mais de 90%, em seguida, é feito um desvio (Bypass) do intestino de 1,5 a 2 metros (ele tem de 4 a 7 metros), por fim, a gastroplastia é ligada ao intestino desviado (gastro-entero anastomose), para que a comida possa passar novamente.
Quem deve ser operado?
• Pacientes com um IMC > 40
• Pacientes com IMC > 35 que apresentem co-morbidade cardiopulmonar grave ou diabetes severa
• Pacientes que avaliados por médico experiente em matéria de tratamento da obesidade, tenham pequena probabilidade de sucesso com medidas não cirúrgicas.
Como Funciona?
Essa é um tipo de operação mista com componentes que proporcionam restrição e de má-absorção alimentar, com predomínio da restrição pela diminuição do estomago e pelo diâmetro reduzido (10-12 mm) da anastomose .
O alimento chega ao estômago e distende a pequena câmara gástrica formada com a operação e induz uma plenitude ou saciedade com pequenas quantidades. O alimento passa lentamente para o intestino onde se processa a digestão. A restrição é dada pela pequena câmara gástrica que se distender além do seu limite o paciente sentirá mal-estar, podendo vomitar. Caso haja uma sobrecarga de alimentos ou líquidos hipercalóricos (leite condensado, milk-shake, sorvete...) isso vai irritar o intestino e provocar diarréia, fazendo com que esse tipo alimento não seja absorvido totalmente
Como é o pós-operatório?
A maioria dos nossos pacientes tem alta em cerca de 30-36h após a operação, durante 30 dias a dieta é liquida e após isso se vai aumentando de modo gradual a variedade e quantidade. A volta completa das atividades se da em torno de duas semanas.
Quais são os resultados na perda de peso?
A Gastroplastia com Bypass Distal em Y de Roux resulta numa perda média de cerca de 70-80% do excesso de peso. Por exemplo, um paciente com 140 kg, 1.70m e 48 de IMC, tem cerca de 65 kg de excesso de peso deve perder cerca de 52Kg, indo para 88Kg.
Quais são os riscos dessa operação?
A literatura internacional descreve até 10% de complicações e um taxa de mortalidade entre de 1-2%. 


2 comentários:

  1. soi pelo sus ou plano de saude kal é o seu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Alaine, obrigada por sua visita.
      fiz pelo plano de saúde que é o Viva saúde e graças a Deus cobriu tudo.

      Excluir

Sua visita e comentário me alegraram muito.
Obrigada